cabecalhoRC.jpg

A Reprolatina – Soluções Inovadoras em Saúde Sexual e Reprodutiva é uma ONG, sem fins lucrativos, fundada em 28 de maio de 1999, localizada em Campinas, SP, que desenvolve ações inovadoras estratégicas em prol da melhoria da qualidade da saúde sexual e reprodutiva (SSR) de mulheres, homens (adolescentes, jovens e adultos) das populações menos favorecidas da América Latina.


Trabalhando em parceria com instituições públicas (federais, estaduais e municipais) e privadas, contribui para a criação e fortalecimento de competências técnicas locais sustentáveis que consolidem os ideais de promoção da saúde, dos direitos sexuais e direitos reprodutivos de mulheres e homens, da equidade de gênero e que permitam a implementação das Políticas Públicas de Educação Integral em Sexualidade e de Saúde Sexual e Reprodutiva.


Para desenvolver essas competências técnicas locais, a estratégia educacional inovadora da Reprolatina segue uma metodologia de educação libertadora que visa o empoderamento pessoal e profissional, a aquisição de habilidades e conhecimentos com base em evidências científicas e a mudança cultural e social desde uma perspectiva de gênero e de desenvolvimento organizacional.

                                                   

A Reprolatina é um centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para a Saúde Sexual e Reprodutiva.


Missão


  • Planejar e executar pesquisas nas áreas da sexualidade, da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos.

  •  Idealizar, desenvolver, implementar e avaliar projetos, visando modelos inovadores para a melhoria da qualidade da saúde, da saúde sexual e da saúde reprodutiva, incorporando a participação comunitária como elemento fundamental.

  •  Prestar assistência técnica e fornecer suporte educacional e capacitação a instituições públicas e privadas nas áreas da sexualidade, da saúde, saúde sexual e da saúde reprodutiva.

  •  Idealizar, desenvolver e implementar programas e atividades de advocacy na defesa dos direitos sexuais e reprodutivos e da equidade de gênero.



Visão


Ser reconhecida como uma instituição de excelência técnica em metodologias educativas, implementação e avaliação de programas, para diminuir as desigualdades de gênero e melhorar a qualidade da saúde sexual e reprodutivas de adolescentes na América Latina.